terça-feira, 21 de agosto de 2012

Convite para a 24ª Festa La Sagra

PROGRAMAÇÃO DA FESTA

Terça-feira (18/09): Abertura da 24ª Festa La Sagra com a celebração da missa na Igreja Matriz São Francisco de Assis. Participação do Circolo Trentino di Rodeio. Após a missa acontecerá "La notte dei canederli" no Ristorante Caminetto com animação do Gruppo Musicale "Avanti Trentini". (R$ 30,00)

Sexta-feira (21/09): IMPERDÍVEL: "Notte della polenta" com as apresentações do Gruppo Folk Trentino di Rodeio (danças tesinas e novas coreografias).
Local: Restaurante "Cucina Moser". Jantar ao custo de 20 reais. Ingressos com os integrantes do grupo de danças e do Circolo Trentino di Rodeio.

Sábado (22/09): "La cena della Sagra" na Sociedade Antares e Baile com a banda "Família Paganini" ao custo de 50 reais.

Domingo (Domenica culturale) - 23/09: Almoço e apresentações culturais na Sociedade Antares no valor de 15 reais. Também será servido o café italiano.




LA SAGRA: FIDELIDADE À TRADIÇÃO!

Josimar Tais

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gruppo Folk Trentino na Festa Per Tutti 2012

No domingo, dia 12 de agosto, o Gruppo Folk Trentino di Rodeio abrilhantou a tarde cultural da Festa Per Tutti, no município de Ascurra, SC. 

Foram apresentadas 5 danças tesinas que atraíram a atenção e contagiaram o público presente com a alegria que é a marca do grupo. 

Na ocasião, alguns dos novos integrantes fizeram sua apresentação de estréia.

Considerada a festa mais simpática do Vale Europeu, a Per Tutti realizou a sua 18ª edição e, além da tradicional culinária italiana, ofereceu atrações musicais e culturais diversas e parque de diversão nos seus 3 dias de duração.







Josimar Tais

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Breve histórico do Gruppo Folk Trentino di Rodeio

A cidade de Rodeio, colonizada a partir de 1875 por imigrantes, na sua maioria trentinos, do Tirol Austríaco, mantém a cultura herdada das famílias fundadoras por meio do ainda falado dialeto trentino, da culinária (destaque para a polenta e as massas), da religiosidade do povo (majoritariamente católico) e dos demais aspectos bastante peculiares da região.

Encontrou-se na dança a forma apropriada para representar a história e a cultura rodeenses, assim como para fortalecer ainda mais o vínculo de Rodeio com as suas origens trentinas e divulgar as suas tradições.  Nesse contexto, foi criado em 18 de outubro do ano de 1998 o "Gruppo Folk Trentino di Rodeio". Este grupo de danças é constituído por voluntários vinculados ao "Circolo Trentino di Rodeio". 

O grupo mantém e divulga as danças típicas originárias do Trentino, em especial, as danças do "Gruppo Folk di Castello Tesino", com o qual se firmou um Contrato de Intenções (gemellaggio) no ano 2000. Com o apoio da "Provincia Autonoma di Trento" e da "Associazione Trentini nel Mondo", foi agraciado com trajes típicos, por ocasião da festa dos 130 anos da Emigração Trentina no Brasil, realizada em Trento, no ano 2005.


O espetáculo que o grupo apresenta é constituído por uma série de danças típicas com movimentos e passos marcados, para ressaltar a sua origem popular. Um dos grandes diferenciais das apresentações  é a música tocada ao vivo pelos próprios músicos do grupo.



As danças principais são:
  • Smolfrina
  • Biondina
  • S'ciafa
  • Stiriana
  • Carinziana
  • Fantasia Tesina
  • Paris
  • Scarparo
  • Menestrina
  • Morra
  • Tiberiana
  • Passo Franco
  • Castellazza
Atualmente o grupo vem ensaiando novas coreografias e novos integrantes passaram a compô-lo em 2012.

(Ensaio)
(Trajes tesinos originais)
(Música ao vivo)
(Gruppo Folk Trentino com o mascote da Festa do Queijo em Laurentino, SC, 2012)
(IV Festival de Danças Folclóricas de Guabiruba, SC, 2012) 
(Apresentação na II Noite das Sopas em Rodeio, SC, 2012)


CONTATOS
Rua Barão do Rio Branco, 1399.
Centro
Cep: 89 136-000
Rodeio - Santa Catarina

Telefones: (47) 3384 1343 / (47) 3384 0334

E-mails:
gruppofolktrentinodirodeio@gmail.com
antoninofrainer@yahoo.com.br
laurascoz@gmail.com


Facebook:https://www.facebook.com/#!/GruppoFolkTrentinoDiRodeio