sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Retrospectiva das atividades de 2012

Ao relembrar os fatos de 2012, somos inevitavelmente conduzidos  a um trágico acontecimento que abalou todo o nosso grupo: a perda do grande companheiro Diogo Fiamoncini, no dia 20 de janeiro. O vazio provocado pela sua ausência é um peso que carregamos a partir de então, mas o forçado conforto vem com as lembranças dos momentos primorosos os quais ele nos regalou.

As atividades do Gruppo Folk Trentino di Rodeio começaram em março com os ensaios e, desde então, em todos os meses seguintes havia compromissos.

Ensaio
Alguns de nossos estimados colegas optaram em deixar o grupo, mas compreendemos a situação de cada um e respeitamos os motivos. À Paula Tomelin, Alexandra Helena Scoz e ao Jean Carlos Tomelin, o nosso forte abraço e a gratidão pela contribuição despendida ao Gruppo Folk.

E desejamos as boas-vindas aos novos integrantes: Carla Uller, Daniela Fiamoncini, Fabrício Martins, Genaro Cristofolini, Giovanni Beninca, Júlia Depiné e Rose Prada.


ATIVIDADES DE 2012

20 de abril 
Apresentação na abertura da Festa do Queijo em Laurentino

19 de maio
2ª Noite das Sopas promovida pelo Gruppo Folk Trentino di Rodeio

02 de junho 

03 de junho
Participação e animação da 5ª Magnalonga em Rodeio

15 de junho 
Participação na Semana da Cultura em Laurentino

16 de junho 
StamTchucalonga em Rodeio


06, 07 e 08 de julho

20 de julho 
Apresentação na Feira de Oportunidades promovida pela Viacredi - Rodeio

28 de julho
Festa Caipira

12 de agosto

21 de setembro 

20 de outubro 

16, 17 e 18 de novembro 


E que venha com tudo de bom, 2013!
Antonino Frainer
Josimar Tais

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Confraternização de fim de ano em São Francisco do Sul


Depois de um ano inteiro repleto de atividades e compromissos, nós do Gruppo Folk Trentino di Rodeio encerramos os trabalhos de 2012 com uma viagem para a cidade histórica de São Francisco do Sul, localizada no nordeste de Santa Catarina.

Acredita-se que em 1504, o navegador francês Binot Palmier de Gonneville aportou na região, marcando o início da primeira povoação catarinense e a terceira mais antiga do país. A colonização efetiva se deu por conta dos portugueses no século seguinte. Já em 2012, entre os dias 16 e 18 de novembro, São Francisco do Sul se tornou o destino da "italianada de Rodeio".

O charme da cidade, do qual pudemos vislumbrar, se deve aos casarios em estilo colonial português que emolduram as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Foi possível conhecer os tradicionais pontos turísticos, tais como o Museu Nacional do Mar, o Museu Histórico, a Igreja Nossa Senhora da Graça, o Mercado Público, o Forte Marechal Luz, além de apreciar a exuberante paisagem contemplada pelo mar no Balneário de Enseada e na Baía da Babitonga.

O passeio de escuna no sábado à tarde foi um momento especial, marcado pela integração e pelas situações bizarras (peculiaridades do grupo). Já os descontraídos passeios noturnos, regados à cerveja e caipirinhas, nos renderam boas conversas e, claro, muitas risadas.

Essa viagem se consagra como um grande evento realizado em 2012 e se junta ao acervo de momentos inesquecíveis de nossas vidas. Inúmeras situações ainda poderiam compor a descrição dos passeios, mas estas mencionadas, juntamente com o álbum de fotografias abaixo, já são suficientes para revelar a união e a amizade que constituem o nosso grupo, bem como a alegria que sentimos em fazer parte dele.