segunda-feira, 24 de junho de 2013

18ª Tangefest

No dia 15 de junho o Gruppo Folk Trentino di Rodeio se apresentou na 18ª Tangefest. A Festa da Tangerina acontece no mês em que o município de Apiúna comemora o aniversário de emancipação política, 24 anos em 2013. 
cartaz da 18ª Tangefest

Parabéns ao município de Apiúna. O Gruppo se sente honrado por ter feito parte dessa bela festa.  

sábado, 15 de junho de 2013

Máscaras para o Carnaval de Veneza em Rodeio

O dia do Carnaval de Veneza promovido pelo Gruppo Folk Trentino di Rodeio está se aproximando: é 29 de junho. Para corresponder ao tema da festa, a equipe organizadora já providenciou as máscaras que serão distribuídas no hall de entrada do restaurante que locará o baile. Cabe salientar que o preço desse adereço já está incluso no valor do ingresso (R$ 50,00: baile+jantar+café+máscara). Haverá decoração temática e espaço apropriado para registrar belas fotografias. Veja algumas das máscaras que estarão disponíveis aos convidados.

Este modelo irá compor a decoração das mesas

Modelos preferencialmente femininos

Em 1º plano, modelo de máscara masculina
(haverá outras cores também)




Fotos: Cláudia A. Moser

Lembramos que os ingressos são limitados e já estão à venda podendo ser adquiridos junto aos componentes do grupo. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail gruppofolktrentinodirodeio@gmail.com ou pelo telefone (47) 3384-0334 (Toninho).

Assista o vídeo no link:
Chamada para o Carnaval de Veneza em Rodeio

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ação Solidária: Pedágio da APAE 2013

No sábado, dia 8 de junho, alguns integrantes do Gruppo Folk Trentino di Rodeio foram voluntários em mais uma edição do Pedágio da APAE, iniciativa que visa arrecadar doações de quem transita pelos principais pontos da cidade. 

Segundo o diretor da APAE de Rodeio, Rogério Dellagiustina, a unidade do município conta atualmente com 40 alunos e arrecadou-se o valor de R$ 6112,00 no pedágio. 

Foi uma enorme satisfação para o Gruppo Folk di Rodeio poder ter contribuído nessa ação solidária. 

Equipe do Gruppo Folk no ponto de pedágio no centro de Rodeio.

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa 
o respeito pela dignidade humana". (Franz Kafka)


Josimar Tais

domingo, 2 de junho de 2013

Aniversariante de Junho

Antonino Frainer - 02/06

Dizer que o nosso grupo não seria o mesmo sem você vai soar como um clichezão, mas é verdade. Não somente pelo fato de você ser um dos iniciadores desse grupo de danças folclóricas, mas porque a sua presença nos ensaios e, de modo geral, em nossas vidas, alegra o nosso espírito e todo o ambiente. 
Admiramos o seu altruísmo, a sua jovialidade, a sua dedicação em transmitir e preservar a cultura trentina herdada dos antepassados, o seu bom humor sempre em compasso com as responsabilidades e compromissos, enfim, o grande ser humano que você é.
Desejamos que o seu caminho seja sempre iluminado e conduzido por Deus; que você seja forte o suficiente para enfrentar as adversidades que porventura surgirem; que você não esmoreça na fé e que jamais permita que o seu espírito jovem envelheça.
Felicidades!

Carinhosamente,
Gruppo Folk Trentino di Rodeio

Veja também:

sábado, 1 de junho de 2013

Homenagem a Rino Zandonai


Há 4 anos, um Airbus da Air France que partiu do Rio de Janeiro no dia 31 de maio em direção a Paris caiu sobre o Oceano Atlântico. O voo AF 447 levava 228 pessoas (216 passageiros e 12 tripulantes). Entre os passageiros, estava o trentino Rino Zandonai.
Rino Zandonai
foto: trentinos.com
 
Homenagem a Rino Zandonai
por Iracema Moser

Rino Zandonai, italiano de Trento, foi o Diretor da "Trentini nel Mondo", uma das tantas vítimas na grande tragédia do avião que caiu em águas do Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009, quando retornava à Itália, juntamente com seus colegas o Deputado Giovanni Battista Lenzi e o Prefeito Luigi Zortea. 

Rino Zandonai (dir.), Giovanni Lenzi (centro) e Luigi Zortea estavam no voo AF 447
(Foto: Elizabeth Thomé/Prefeitura de Gaspar)

Rino foi uma personalidade de projeção mundial devido à direção à frente de mais de 250 Círculos Trentinos espalhados pelo mundo, para os quais realizou grandes ações comunitárias, culturais e humanitárias. Deixou uma grande marca de solidariedade, tanto que lhe rendeu depois da morte o Prêmio da Paz. 
Entre os inúmeros projetos que viabilizou no Brasil, entre nós em Santa Catarina, destacou-se a ajuda humanitária nas enchentes de 2008, para o qual ele mobilizou os trentinos do mundo inteiro. Em 2009, veio pessoalmente com seus colegas para entregar o resultado da campanha, ocasião que lhe custou a própria vida. 

Esteve muitas vezes no Brasil onde realizou muitos Congressos, Seminários e Encontros; e aqui em Rodeio, particularmente, gostava de ficar, onde ele dizia sentir-se em casa, por causa dos amigos, do dialeto e do calor humano que encontrava.

Rino Zandonai será lembrado para sempre como um homem empreendedor e um grande missionário; por onde passou, deixou marcas profundas de amizade e de solidariedade.    
Fontes:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1177885-5602,00.html 
Jornal O Corujão. n 386, 28 maio 2013, p. 17.