quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Retrospectiva das atividades de 2015

2015 foi um ano pra lá de especial para o Circolo Trentino di Rodeio e para o Gruppo Folk. E há vários motivos para assim ser considerado. O ano que mal passou já deixa saudades. Sem dúvida alguma, 2015 foi marcante e terá sempre um lugar de destaque na nossa história. 

Rodeio, cidade de origem da maioria de nossos integrantes, teve sua história iniciada há 140 anos quando os primeiros imigrantes chegaram para colonizá-la. Nós, enquanto descendentes ítalo-trentinos ou simpatizantes da cultura e dos valores que se formaram na região em que vivemos, comemoramos muito este fato tão significativo e especial dos 140 anos da Imigração Italiana/trentina no Brasil. Nos confraternizamos com os membros da Delegação da Província Autônoma de Trento que acompanhou o presidente Ugo Rossi e com a Associazione Trentini nel Mondo, com seu presidente Alberto Taffner, vice Cèsare Ciolae e o bispo trentino, Dom Luigi Bressan. 

Além do mais, a entidade da qual fazemos parte, o Circolo Trentino di Rodeio, completou 40 anos de fundação, firme e bastante atuante na sua missão. 

A passagem destas datas foi selada com a criação do grupo de danças folclóricas constituído por crianças e adolescentes: o Gruppo Folk Bambini di Rodeio. Afinal, o novo ciclo que se inicia precisa ser mantido por quem construíra um futuro digno e que não se esquecerá das tradições, dos valores e da memória dos antepassados. 

Nesta trajetória de ascendência do nosso grupo, fomos convidados a participar de vários eventos e lugares ainda inéditos para as nossas danças, o que será possível constatar na relação abaixo. Aos que que apostaram no nosso voluntariado, no nosso talento e na nossa dedicação, deixamos um profundo agradecimento.

Nossos ensaios aconteceram quinzenalmente aos domingos no Centro Cultural de Rodeio, mas já se deu início à preparação da sala própria, na sede do Circolo Trentino di Rodeio. Registramos aqui o agradecimento à administração pública municipal de Rodeio por ter-nos cedido este espaço por tantos anos, de foma especial à Diretora de Cultura, Sra. Arlete Regilene Scoz. 

Em 2015, deixamos de ter no nosso grupo os seguintes componentes: Leilane Conzatti, Rafael Vicente, Rosane Destefani Fiamoncini, Fabiano Fiamoncini e vanderlei Schimtz. Retornaram ao grupo: Fabrício Amarildo Martins e Marcelo Cristofolini. Ingressaram no grupo: Elaine Hersing, Maira Hersing e Jorge Luís Moser. Registramos aqui um agradecimento a todos os que fizeram parte da família Folk trentino, de forma destacada à Leilane, uma das veteranas e grande voluntária nestes quase 20 anos de história. 

O que mais importou no meio desse trabalho todo ao longo do ano, certamente é a alegria de cada momento, a satisfação por fazermos parte deste grupo sustentado pela animosidade e pelo espírito de irmandade.


Podemos nos despedir de 2015 com a certeza de termos cumprido a nossa missão enquanto grupo folclórico, esperançosos de que 2016 será um ano muito melhor e ainda mais feliz para todos nós.

JANEIRO

Ø  25/01 – Apresentação no SESC Cacupé (Florianópolis), no evento “Sabores do Brasil”, cujo tema era a culinária e cultura italianas presentes no país;

MARÇO

Ø  08/03 – 1º ensaio do ano;
Ø  13/03 – Apresentação na abertura da Festa do Aniversário de 78 Anos de Emancipação Política de Rodeio;
Ø  15/03 – Participação no Desfile Comemorativo ao Aniversário de 78 Anos de Emancipação Política de Rodeio;
Ø  21/03 – Participação na 5ª Notte Della Cultura Italiana (Guabiruba – SC);

ABRIL

Ø  03/04 – Colaboração na tradicional encenação do “Milagre do Calvário – Paixão de Cristo”, em Rodeio;
Ø  10/04 – Apresentação na Festa Per Tutti (Ascurra – SC);
Ø  20/04 – Apresentação na noite italiana do Fazzenda Park Hotel (Gaspar-SC);

MAIO

Ø  10/05 – 1º ensaio do Gruppo Folk Bambini di Rodeio;
Ø  22/05 – Apresentação no Teatro “Álvaro de Carvalho”, em Florianópolis, comemorando os 15 anos de fundação do CT Florianópolis e os 140 anos da Imigração Trentina no Brasil;

JUNHO

Ø  12/06 – Apresentação no “Castelo Suíço” (Blumenau), comemorando o Dia dos Namorados com jantar temático de Veneza;
Ø  13/06 – Participação no evento “StamTchucalonga” de Rodeio;
Ø  27/06 – Colaboração no Pedágio da APAE Rodeio;

JULHO

Ø  11/07 – Apresentação na Festitália (Blumenau);
Ø  18/07 – Apresentação na Festitália (Blumenau);
Ø  25/07 – 3º Carnaval de Veneza promovido pelo Gruppo Folk;

AGOSTO

Ø  08/08 – Apresentação no jantar italiano da “Parada Ferretti” (Barra Velha – SC);

SETEMBRO

Ø  04/09 – I Jantar Dançante em prol do Hospital Oase (Timbó-SC);
Ø  05/09 – Apresentação na Festa das Nações (Balneário Camboriú – SC);
Ø  06/09 – Apresentação na Festa Trentina (Rio dos Cedros – SC); e na inauguração do Biergarten em comemoração ao aniversário de Blumenau;
Ø  11/09 – Apresentação para a Delegação do presidente da Província Autônoma de Trento em Rodeio;
Ø  19/09 - Apresentação na 27ª Festa La Sagra em Rodeio (Estreia do Gruppo Folk Bambini di Rodeio);
Ø  25/09 – Apresentação na abertura da Feira de Oportunidades promovida pela cooperativa de crédito regional VIACREDI, em Ascurra-SC;

OUTUBRO

Ø  11/10 – Apresentação na Festa do Imigrante (Timbó – SC);
Ø  14/10 – Apresentação para a Delegação do presidente da Associazione Trentini nel Mondo em Rodeio;
Ø  24/10 – Pastelada do Gruppo Folk;

NOVEMBRO

Ø  08/11 – Reunião na sede do Circolo Trentino di Rodeio para o balanço do ano;
Ø  21 e 22/11 – Participação/Competição da Mini-Gincana Cidade de Rodeio (bicampeão);
Ø  29/11 – Encerramento das atividades e confraternização no “Rancho Moser” em Rodeio.

Gruppo Folk Trentini di Rodeio na estreia do Gruppo Folk Bambini - 27ª La Sagra, Rodeio

Nenhum comentário:

Postar um comentário