Há 4 anos, um Airbus da Air France que partiu do Rio de Janeiro no dia 31 de maio em direção a Paris caiu sobre o Oceano Atlântico. O voo AF 447 levava 228 pessoas (216 passageiros e 12 tripulantes). Entre os passageiros, estava o trentino Rino Zandonai.
 |
Rino Zandonai
foto: trentinos.com |
Homenagem a Rino Zandonai
por Iracema Moser
Rino Zandonai, italiano de Trento, foi o Diretor da "Trentini nel Mondo", uma das tantas vítimas na grande tragédia do avião que caiu em águas do Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009, quando retornava à Itália, juntamente com seus colegas o Deputado Giovanni Battista Lenzi e o Prefeito Luigi Zortea.
 |
Rino Zandonai (dir.), Giovanni Lenzi (centro) e Luigi Zortea estavam no voo AF 447
(Foto: Elizabeth Thomé/Prefeitura de Gaspar) |
Rino foi uma personalidade de projeção mundial devido à direção à frente de mais de 250 Círculos Trentinos espalhados pelo mundo, para os quais realizou grandes ações comunitárias, culturais e humanitárias. Deixou uma grande marca de solidariedade, tanto que lhe rendeu depois da morte o Prêmio da Paz.
Entre os inúmeros projetos que viabilizou no Brasil, entre nós em Santa Catarina, destacou-se a ajuda humanitária nas enchentes de 2008, para o qual ele mobilizou os trentinos do mundo inteiro. Em 2009, veio pessoalmente com seus colegas para entregar o resultado da campanha, ocasião que lhe custou a própria vida.
Esteve muitas vezes no Brasil onde realizou muitos Congressos, Seminários e Encontros; e aqui em Rodeio, particularmente, gostava de ficar, onde ele dizia sentir-se em casa, por causa dos amigos, do dialeto e do calor humano que encontrava.
Rino Zandonai será lembrado para sempre como um homem empreendedor e um grande missionário; por onde passou, deixou marcas profundas de amizade e de solidariedade.