quinta-feira, 14 de março de 2013

Rodeio: una storia italiana

O vídeo compartilhado abaixo é um documentário de 1997 intitulado "Rodeio, una storia italiana" (Rodeio, uma história italiana), elaborado pela jornalista rodeense, Scheila Cristina Frainer Yoshimura.

 
A reportagem que Scheila produziu na época é fruto de um trabalho acadêmico para a faculdade de jornalismo, da Univali, no qual documentou um pouco da trajetória e dos acontecimentos curiosos que ocorreram em Rodeio ao longo da sua história. 

Hoje Rodeio conta com quase 140 anos de imigração italiana, tendo a sua colonização se originada em 1875. Por muito tempo Rodeio ficou vinculada à Colônia Blumenau e depois passou a pertencer a Timbó. Somente em 14 de março de 1937 é que Rodeio foi emancipada politicamente do município de Timbó, festejando-se nesta data, portanto, a instalação oficial do município. 
 
 

Como se nota, algumas informações já estão defasadas, mas o mais importante é que o registro do momento vivido na época está eternizado na história através desse documento. Algumas pessoas mostradas no vídeo evoluíram nos seus planos, tomaram outros rumos ou até já nem se encontram mais entre nós. Contudo, a contribuição de cada uma para a formação e para o desenvolvimento da nossa cidadela é o que conta. Vale destacar também o excelente trabalho desenvolvido pela Scheila, que nos legou um material de valor imensurável.

PARABÉNS PELA SUA HISTÓRIA, RODEIO!



Link: Breve história de Rodeio

Josimar Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário