terça-feira, 26 de maio de 2015

Gruppo Folk Trentino di Rodeio no Teatro Álvaro de Carvalho

Uma noite de celebração, cultura e alegria! A sexta-feira, 22 de maio de 2015, ficará marcada como uma das mais marcantes apresentações da história do Gruppo Folk Trentino di Rodeio. 

Foi nesta data que o Gruppo subiu, pela primeira vez, no palco do renomado Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), na capital catarinense, o mesmo palco em que pisaram tantos artistas nacionais e internacionais de destaque.  

Inaugurado em 7 de setembro de 1875, inicialmente com o nome "Teatro Santa Isabel", em homenagem à filha do Imperador Dom Pedro II, o teatro teve seu nome trocado, numa atitude de rompimento com a monarquia, para Álvaro de Carvalho, homenageando, assim, o primeiro-tenente da Marinha e primeiro dramaturgo catarinense que havia morrido heroicamente durante a Guerra do Paraguai. 

A apresentação do grupo neste local teve como propósito comemorar os 15 anos do Circolo Trentino di Florianópolis e os 140 anos da Imigração Italiana/Trentina no Brasil. 

Anunciada pelo presidente do CT, senhor Laércio Luiz Moser, a apresentação iniciou com a execução de algumas canções folclóricas pelo acordeon do músico Leonardo Bertoldi, acompanhado pelo som do violão de Bruno Moser. Em seguida, o público foi contemplado com seis danças típicas da região do Castello Tesino, uma comune de Trento, norte da Itália. 

Iluminadas pelos holofotes, fitadas pelos olhares da plateia e impulsionadas pelas suas palmas contagiadas de alegria, as danças tesinas foram desenhadas no palco do TAC como as pinceladas de um artista na tela. Bastante aplaudido, o Gruppo recebeu um regalo das mãos do senhor Laércio: a miniatura da Ponte Hercílio Luz, símbolo da capital catarinense e que também une os trentinos do mundo a Florianópolis. Além disso, cada integrante do Gruppo Folk foi presenteado com delicados souvenirs que expressam traços do folclore catarinense: a Bernunça e a renda de bilro.   

Após a apresentação, o Circolo Trentino di Florianópolis ofereceu um delicioso jantar no restaurante de frutos do mar "By Cuca", no bairro Coqueiros. 

E para fechar esta brilhante noite, ainda dançou-se ao ar livre como forma de retribuir os pedidos e a admiração dos clientes do restaurante, selando a memorável passagem do Gruppo Folk Trentino di Rodeio em Florianópolis.

O presidente do CT, Laércio, se manifestou dizendo que "alegria e satisfação invadiram nossos corações pela oportunidade que tivemos de tê-los aqui na capital do Estado". Destacou ainda que "o grupo tem a originalidade, a legitimidade da verdadeira tradição".

O Gruppo Folk Trentino di Rodeio agradece imensamente o convite, a oportunidade, e as prazerosas horas de alegria que juntos passamos. Parabéns ao Circolo Trentino di Florianópolis pelos 15 anos de incansável trabalho e que alcance muitas conquistas em prol do legado que nos une: a trentinidade!  
































Texto: Josimar Tais

Fotos: Bruna Sardagna e Francieli Tais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário